sexta-feira, 23 de maio de 2008

Mini-Curso de Plantas Medicinais


Por que conhecer mais sobre plantas medicinais?
O conhecimento do uso de plantas medicinais, provavelmente é tão antigo quanto à humanidade. Mesmo antes que qualquer estudo científico comprovasse a eficácia de determinadas plantas medicinais, estas já eram utilizadas desde a Antigüidade por meio do conhecimento empírico. Entretanto, na história do uso das plantas medicinais, verifica-se uma lacuna correspondente a década de 50 a 70, pois com a síntese do primeiro composto orgânico, em 1928, inaugurou-se a era dos medicamentos sintéticos, levando a um crescente esquecimento da importância das plantas medicinais. Nesse período, os medicamentos químicos foram substituindo paulatinamente as plantas medicinais.
Porém, atualmente, essa realidade vem mudando. Com a busca da humanidade por formas mais sustentáveis de saúde, moradia e de relação com a natureza, a população mundial busca cada vez mais utilizar plantas medicinais no cuidado de sua saúde. Segundo, a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% dos habitantes da terra já utilizam extratos de plantas ou seus princípios ativos nos seus cuidados básicos de saúde.
Dessa forma, as plantas medicinais voltaram a despertar interesse e merecer investimentos em pesquisa e ensino, seja pela descoberta de novos compostos com propriedades medicinais, seja pela busca de diminuir os gastos da população com medicamentos, ou por ser uma alternativa na prevenção e tratamento de doenças, além de minimizar o problema de efeitos colaterais observados no uso de vários medicamentos sintéticos.

Conteúdo do curso:
- Histórico do uso de plantas medicinais pela humanidade;
- Princípios ativos de plantas medicinais;
- Identificação, forma de uso e toxicologia de algumas espécies de plantas medicinais;
- Formas de cultivo de plantas medicinais em espaços urbanos e através do uso de técnicas agroecológicas e com o uso de homeopatia;
- Manipulação de remédios caseiros.

Ministrantes:
- Nina Escorel Arouca, Bióloga formada na Universidade Federal de Viçosa. Fitoterapeuta e Terapeuta homeopata não médica.
- Laida da Silva Cruz, Agricultora agroecológica de plantas medicinais. Fitoterapeuta e Terapeuta homeopata não médica.


Carga horária: 12 horas.
Horário: 14h às 18h

Número de alunos: 20
Valor: R$25,00

Nenhum comentário: