sexta-feira, 23 de maio de 2008

Mini-Curso "SAÚDE, SOCIEDADE E AMBIENTE"

A crise mundial quanto ao nosso modelo de vida e os seus efeitos sobre o ambiente nos faz rever nossos valores e princípios. O modelo econômico focado no crescimento a qualquer custo, a competitividade como regra e a concentração das riquezas levou o mundo a um abismo social sem precedentes e ao possível colapso ambiental se não revermos o nosso paradigma capitalista-industrial-urbano-patriarcal. Os efeitos sobre o clima a partir do aquecimento global vem sendo alvo de diversas investigações, porém a descrição de seus efeitos se limitam ao ambiente, com pouca investigação na questão do impacto destas mudanças na saúde do homem. A vida do homem moderno impõe uma série de condicionantes extremamente deletérios à nossa saúde estabelecendo um ultimato à nossa espécie e às demais. A análise desse processo torna-se imprescindível frente aos novos desafios, tanto para os profissionais de saúde como para os demais, assim como para a população em geral. O sistema de saúde brasileiro não comporta os problemas vividos hoje e não possui estrutura e organização para enfrentar os problemas que já estão em desenvolvimento. O setor saúde não será capaz de enfrentar sozinho a questão, sendo portanto, necessário o envolvimento e articulação de vários profissionais.

Objetivo: O curso visa provocar uma reflexão sobre questões que integram o modelo de sociedade, as questões ambientais e sua associação à saúde.

Ementa: A história da ciência, do método científico e a crise do paradigma cartesiano. Sua influência na compreensão do modelo de causalidade no processo saúde e doença. A história moderna e os modelos econômicos, a lógica da produção e consumo, da revolução industrial à modernidade. O capitalismo globalizado, a revolução da informação e o conflito social associado ao potencial colapso ambiental, uma visão do setor saúde. O desenvolvimento tecnológico na ciência da saúde e a sua lógica de consumo considerando os sistemas de saúde público e privado. Os macrodeterminantes em saúde, sua relação com a questão ambiental, o processo de urbanização no Brasil e o quadro epidemiológico atual. A dimensão da ecologia profunda e a integralidade da atenção à saúde, uma visão holística e evolutiva do ser humano. O sistema de saúde brasileiro e o pensamento ambiental, quais as iniciativas que vem mostrando êxito no enfrentamento das questões atuais. A imprevisibilidade do futuro epidemiológico do planeta e condutas individuais saudáveis e adequadas para os novos tempos.


Professor: Paulo Klingelhoefer de Sá
Médico, UFRJ; Mestre em Saúde Pública, ENSP/FIOCRUZ; Pós Graduado em Educação Médica, UNIFESP; Pós Graduado em Homeopatia, SOHERJ; Coordenador do Programa Curricular Saúde e Sociedade da Faculdade de Medicina de Petrópolis/RJ, Coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade e Coordenador das Unidades Ambulatoriais da Faculdade de Medicina de Petrópolis/FASE-RJ.

03/06 - 3ª FEIRA

17h às 19h: O pensamento científico e a crise cartesiana frente ao pensamento sistêmico e holístico.
19 às 21hh: O modelo socioeconômico, o abismo social e o potencial colapso ambiental.

4/06 - 4ª FEIRA

17h às 19h: A tecnologia e a saúde em uma sociedade de consumo.
19h. às 21h: O impacto ambiental e os problemas de saúde da modernidade.

5/06 - 5ª FEIRA

17h às 19h: A organização do sistema de saúde brasileiro, experiências exitosas para se enfrentar o futuro.
19h às 21h: O futuro epidemiológico do planeta e as condutas saudáveis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPRA, F. 2005, Conexões Ocultas.SP. Ed. Cultrix.
CAPRA, F. 1982, O Ponto de Mutação.SP. Ed. Cultrix
GOSWAMI, A. 2005, A Física da Alma.SP. Ed. Aleph
FREIRE, P. 1996, Pedagogia da Autonomia.SP. Ed. Paz e Terra
MORAES, M. C.2003, Educar na Biologia do Amor e da Solidariedade.RJ. Ed. Vozes
MATTOS, R.A. e Pinheiro, R. 2001, Os Sentidos da Integralidade. RJ. ABRASCO
MATTOS, R.A. e Pinheiro, R. 2003, Construção da Integralidade. RJ. ABRASCO
MINAYO, M. C. S.2003, Violência sob o olhar da saúde. RJ. Ed. FIOCRUZ
DIPLOMATIQUE, Le Monde. 2007. Alternativas ao aquecimento global. SP. Instituo Paulo Freire
VASCONCELOS, E.M. 2001. A Saúde nas Palavras e nos Gestos. SP. Ed. HUCITEC
CAMPANA, A.O. 2001. Investigação Científica na Área Médica. SP. Ed. Manole
LEOPARDI, M.T.2002. Metodologia da Pesquisa na Saúde. SC. UFSC
MONSON, S. 2007. Earthlings(DVD). USA. Nation Earth.


Carga horária: 12 horas.
Número de alunos: 30
Horário: 17h às 21h
Valor: R$25,00

Nenhum comentário: